Avaliação da Aprendizagem em Processo

– Nona Edição – Agosto de 2015
   Considerando a importância de:
   - subsidiar as atividades de planejamento escolar na continuidade do ano letivo;
 - apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas unidades escolares;
  - diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata, atendendo o disposto nas Resoluções SE 68/2013, 71/2014 e 73/2014;
 - subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem, comunicamos que:

1.1- As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP terão continuidade em 2015 e ocorrerão, nesta edição, com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

1.2- As avaliações da AAP, de caráter diagnóstico, além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem dos alunos, em termos de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão das aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de planos elaborados pelo professor para o desenvolvimento do currículo em sala de aula.

1.3- Nesta edição a AAP está referenciada pelos conteúdos e habilidades do segundo bimestre,constantes do currículo de cada um dos anos/séries/disciplinas e os instrumentos de sua aplicação estão assim constituídos:
    No Ensino Fundamental – Anos Iniciais
    a) 1º ano - Língua Portuguesa: 06 questões abertas; Matemática: 10 questões abertas; 
    b) 2º ano – Língua Portuguesa: 06 questões abertas e 01 de múltipla escolha; Matemática: 10 questões abertas;
    c) 3º ano – Língua Portuguesa: 05 questões abertas; Matemática: 10 questões abertas;
   d) 4º e 5º anos – Língua Portuguesa: 15 questões de múltipla escolha e 01 produção textual; Matemática: 15 questões de múltipla escolha; 
    No Ensino Fundamental – Anos Finais
    Do 6º ao 9º anos - Língua Portuguesa: 24 questões de múltipla escolha; Matemática: 24 questões de múltipla escolha.
    No Ensino Médio
    Da 1ª à 3ª série – Língua Portuguesa: 24 questões de múltipla escolha; Matemática: 24 questões de múltipla escolha.

1.4- A unidade escolar organizará a aplicação das provas pelos próprios professores, e, no caso dos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, preferentemente em aulas duplas sem a obrigatoriedade de que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina.

1.5- A aplicação deve ocorrer entre os dias 04 e 12/08/2015 e a correção deve ser concluída até o dia 20/08/2015 para análise dos resultados e propostas de ações pedagógicas na reunião de planejamento do dia 22 de agosto de 2015, conforme Resolução SE 33 de 23/07/2015 (anexo I)Calendário Escolar.
 As escolas do Programa de Ensino Integral adotarão o mesmo calendário da rede respeitando as orientações específicas do seu acompanhamento.

1.6- As provas mencionadas no item 06 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, obedecendo a data base de 30/04/2015, com acréscimo de 5% e arredondamento quantitativo a maior.

 1.7- As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino.

1.8- Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, foi produzido o “Caderno de Prova do Professor”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo – Nona Edição 2015 – destinado aos docentes, contendo:
a)      Matriz de Referência utilizada na elaboração dos itens das provas;
b)     Gabarito;
c)      Orientações de aplicação, correção e comentários.
     Este material ficará oportunamente disponível, para consulta e impressão, na intranet.

1.9- Para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, foram feitas produções em vídeo, destinados aos docentes, que ficarão disponíveis na intranet.

1.10- As Matrizes de Referência utilizadas na elaboração dos itens das provas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como os respectivos Gabaritos, ficarão disponíveis,oportunamente, para consulta e impressão, na intranet.

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