PROGRAMA ACESSA ESCOLA
Encaminhamos três informações urgentes, a
respeito da retomada das atividades do Programa Acessa Escola, que terá início
a partir deste final de semana.
1)
Disponibilização das Salas aos finais de semana
Vimos ressaltar, conforme resolução SE 17, de
31.03.2015, especificamente seu artigo 1º, a importância da utilização das
salas do Programa Acessa Escola visando "ao atendimento de alunos,
professores, servidores e participantes de programas da Secretaria da Educação,
inclusive nos finais de semana, com recursos das TICs, mediante o uso
racional das salas de informática disponíveis". Tais informações
justificam-se considerando a retomada das atividades da rede a partir
deste próximo final de semana.
Considerando isso, ressaltamos a
importância da disponibilização dos espaços, de sua dinâmica de
utilização e principalmente para aquelas que ainda não informaram, que proceda
a indicação dos responsáveis. Obs. Sugerimos que para as escolas que fazem
parte do Programa Escola da Família, tenham pelo menos 2 responsáveis,
sendo que ao menos um deles integre as ações aos finais de semana (Vice-diretor
ou Educador Profissional).
Qualquer dificuldade de acesso às salas
poderão ser reportados através da Central de Atendimento pelo número:
0800-77-00-012.
2) Atualização
do sistema Acessa
Conforme videoconferência sobre o Programa
Acessa Escola, realizada em 03 de julho (sexta-feira), iniciamos desde o
dia 14 de julho (terça-feira), a Etapa Final de atualização do sistema
das salas do Programa Acessa Escola. Para quem não teve acesso às informações
da videoconferência, esclarecemos que no primeiro semestre foram realizadas 6
primeiras fases de implantação (etapa inicial) contemplaram todas as escolas
participantes do Programa Acessa Escola e/ou do Projeto Aventuras Currículo+.
Agora no mês de julho, concluiremos o que denominamos ser a ETAPA FINAL –
ATUALIZAÇÃO.
Por esse motivo, solicitamos especial atenção
para as escolas que ainda não concluíram essa etapa final de atualização,
garantindo que consigam concluir, a fim de que não atrasem as atividades
previstas nas salas do Programa Acessa Escola, a partir desse final de
semana.
Com o intuito de auxiliá-los, encaminhamos o
tutorial que contém os procedimentos necessários:
a) Após a finalização do processo
de atualização, o sistema contará com as seguintes mudanças:
I. Utilização de qualquer
estação, com exceção do servidor, pelos alunos, pelos professores, pelos
responsáveis pela sala ou pelos estagiários do Ensino Médio.
II. Disponibilização do servidor
apenas para os usuários administrativos (Diretoria de Ensino/NIT ou equipe de
assistência técnica dos computadores). Dessa forma, serão evitados problemas
como a instalação de programas irregulares ou vírus nos servidores.
III. IMPORTANTE: o uso de
ferramentas, como o BlueLab, continuará disponível a partir de qualquer uma das
outras máquinas.
IV. Bloqueio da visualização do
relógio.
V. Contabilização do tempo
de uso dos computadores. Essa contabilização permite a geração de relatórios e
o gerenciamento por parte da SEE, das Diretorias de Ensino e das Escolas para
elaborar melhorias para a sala e definir estratégias de utilização.
VI. Após 15 minutos sem
utilização, as estações irão se auto deslogar. Aparecerá um aviso na tela e,
caso o usuário não confirme que quer continuar a utilizar a estação, o logoff
será automático.
VII. Simplificação dos acessos
dos professores, para que possam utilizar como login o CPF (ao invés do RSPV).
VIII. Navegador Google Chrome
como padrão.
b) Lembre-se:
- Esses processos deverão
ser realizados em TODAS as escolas do Programa Acessa Escola e/ou
nas escolas participantes do Programa
Aventuras Currículo+ .
- O tempo de download da
atualização é, em média, de 30 minutos e o processo pode durar,
aproximadamente, duas horas. As escolas que não concluíram a atualização
anterior (fases 1 a 6) deverão considerar mais do que duas horas para o
download. Lembrando que esse período pode variar de acordo com a velocidade da
Internet disponível na escola.
- Após a conclusão dessa
atualização, a tela do servidor irá mostrar apenas um ícone para acesso que é o
do usuário administrativo. Os ícones estagiário e professor não existirão mais.
Os usuários deverão utilizar qualquer outra estação para a realização das suas
atividades.
- Se, por algum motivo, a
atualização não puder ser concluída no mesmo dia, esse processo terá
continuidade no dia seguinte, com o início/reinício das máquinas.
- O sucesso dessa ação depende
dos responsáveis pela sala, do apoio do NIT e do Estagiário Universitário do
NPE. Para isso, é necessário que sigam as orientações acima.
- As escolas com dificuldades
técnicas não passarão pela atualização nesse momento, mas serão atendidas em
breve.
3)
Disponibilização das salas para utilização da plataforma de estudos Geekie+.
Dentro das possibilidades citadas acima,
sobre a utilização das salas do Programa Acessa Escola, reforçamos a
"Informação 01", encaminhada pelo Boletim CGEB nº 92, de 04.05.2015,
que trata sobre o projeto Geekie+ (plataforma Geekie Lab). Além disso,
solicitamos que as escolas participantes do Programa Escola da Família sejam
orientadas, com especial atenção, para:
· O que é o geekie
Lab? uma plataforma de aprendizagem adaptativa. Nesta plataforma, o aluno terá
acesso a um plano de estudo personalizado com conteúdo dinâmico, que se adéqua
à sua necessidade, potencializando seu aprendizado, ajudando-os na preparação
do ENEM.
· Como acessar? O
acesso deve ser feito através da Secretaria Escolar Digital. Anexo Procedimento passo a passo para o acesso à plataforma de
aprendizagem adaptativa GeekieLAB (hiperlink)
· Quem tem acesso?
Professores e alunos da 3º série do Ensino Médio.
Sem mais, agradecemos a colaboração de todos
e nos colocamos a disposição.
Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia