Instruções para o descarte de lâmpadas
O recolhimento das lâmpadas (somente das escolas que estão na lista no anexo I) acontecerá entre os dias 16/11/2015 a 23/12/2015. Porém, este ano o processo será um pouco diferente. No mesmo instante em que as caixas serão entregues, serão também recolhidas as lâmpadas, desta feita, duas situações podem ocorrer:
1ª) no momento da entrega das caixas a Empresa (Tzar ou Tramppo) pode esperar o tempo necessário para que a escolar armazene as lâmpadas;
2ª) ou então, a Empresa dará um prazo de três dias para a escola acondicionar as lâmpadas e depois, transcorrido os três dias, volta para retirá-las.
Procedimentos a serem seguidos:
1) Remoção de lâmpadas simultaneamente à entrega de caixas:
a) No ato da entrega das caixas, a equipe da Tzar deverá se identificar, tanto o motorista como ajudante/auxiliar e obter do responsável pela escola autorização para o adentramento à unidade escolar. Nesta oportunidade a equipe da Tzar deverá apresentar ao responsável pela unidade escolar (recepção das caixas e entrega das lâmpadas) duas Guias de Remessas-GRs, sendo uma destinada a comprovar a entrega das caixas e a segunda GR para a remoção das lâmpadas. O responsável da unidade escolar deverá primeiramente efetuar o recebimento das caixas e informar à equipe da Tzar o local onde as lâmpadas a descartar estão estocadas na escola. A equipe da Tzar deverá acessar o referido local, realizar a montagem das caixas em quantidade suficiente para o adequando acondicionamento das lâmpadas estocadas e promover a remoção das caixas montadas até o veículo transportador.
b) Caberá ao responsável da escola pela recepção das caixas e entrega das lâmpadas autenticar as duas GRs apondo no corpo de cada via da GR, data, nome (legível) e identificação funcional ou RG do responsável, carimbo da escola e assinatura do responsável. Havendo qualquer divergência entre os dados reais de recebimento de caixas ou entrega das lâmpadas com o registrado pela FDE na GR, o responsável da escola deverá indicar no corpo de cada via da GR a anomalia constatada.
2) Excedentes de lâmpadas quando da remoção:
Como informado acima a remoção das caixas será efetuada pela equipe da Tzar, adotando os procedimentos que constam no item 1 anterior, letras a e b. Considerando o período entre a informação inicialmente encaminhada a este Centro (outubro/2015) e a data efetiva em que haverá a retirada, estima-se a existência de um estoque adicional de lâmpadas que foi descartado por queima ou desuso durante o referido período. A unidade escolar que, no ato da remoção, constatar a existência de estoque suplementar, deverá adotar o seguinte procedimento:
a) Registrar no corpo de todas as vias da GR o quantitativo adicional de lâmpadas.
b) Apor no corpo de cada via da GR: data da remoção, nome legível, identificação funcional ou RG e assinatura do responsável pela entrega e apor o carimbo da escola ou DE em todas as vias da GR.
Uma via da GR ou cópia deverá ser retida pela unidade escolar e mantida arquivada para eventual uso futuro no caso se for necessária a confirmação da entrega adicional de lâmpadas.
3) Acondicionamento do excedente de lâmpadas:
As lâmpadas do excedente deverão igualmente serem acondicionadas nas respectivas caixas (1 ou 2) e de acordo com seu tipo pela equipe da Tzar que deverá utilizar o estoque adicional de caixas que está sendo enviado para cada unidade. Caso não seja suficiente, a equipe da Tzar irá utilizar caixas adicionais que as respectivas DEs estão igualmente recebendo para atender emergências de suas escolas jurisdicionadas.
4) Conversão do Comprimento de Lâmpadas Fluorescentes Tubulares ao Padrão de 1,2m:
A conversão das lâmpadas fluorescentes tubulares ao comprimento de 1,2m deverá ser feita mediante os seguintes critérios:
a) Lâmpadas de 20, 32 ou 40W: utilizar a seguinte fórmula:
Quantidade Total Convertida: [ (Qde Total 20W) /2 + Qde Total 32W + Qde Total 40W]
Exemplo: considerando dados hipotéticos com as seguintes quantidades de lâmpadas
Fluorescentes tubulares:
Qde Total de 20W: 42 unidades
Qde Total de 32W: 120 unidades
Qde Total de 40W: 380unidades
Cálculo da Conversão ao Padrão de 1,2m: [ (42) /2 + (120) + (380) ] = 521 unidades.
Nota: Quando a divisão da quantidade de lâmpadas de 20W por dois resultar em decimal, considerar sempre o arredondamento para cima. No exemplo anterior caso esta quantidade fosse 41, o resultado convertido seria o mesmo, ou seja, 521 lâmpadas fluorescentes tubulares com 1,2m de comprimento.
b) Lâmpadas HO com 2,3m de comprimento: a conversão deverá considerar o dobro da quantidade informada de HO.
Exemplo: considerando a quantidade confirmada por uma determinada escola de 144 lâmpadas fluorescentes tubulares HO.
Cálculo da Conversão ao Padrão de 1,2m: 144 x 2 = 288 unidades.
c) Caixas Tipo 1 – Acondicionamento de Lâmpadas HO: O acondicionamento de lâmpadas HO requer a utilização de duas caixas tipo 1 acopladas, fixando-se a base de uma com a tampa de outra, formando um conjunto de 2,4m de comprimento, suficiente para alojar cada lâmpada HO de 2,3m de comprimento.