Programa Escola da Família
Ao longo de muitos anos, desde que se iniciou o Programa Escola da Família, o mesmo sempre foi visto
como uma ação quase que separada dentro do contexto escolar.
Nada mais errado.... Observamos que hoje, o contexto escolar tem se inserido cada vez mais cedo na vida das crianças. Por isso, é importante que família e escola atuem em parceria, onde seus papéis fiquem bem delimitados quanto à educação da criança.
Partindo dessa ideia, propõe-se uma reflexão sobre a relação família/escola dentro das diretrizes norteadoras do PEF. Na atualidade, o foco é que haja uma maior integração entre o Programa (PEF) e as atividades escolares desenvolvidas ao longo da semana, para que o final de semana seja uma continuidade da ação pedagógica escolar.
Nesse sentido, todos os gestores do PEF e a Coordenação Regional buscam efetivar as ações incluindo campanhas de letramento/ alfabetização dos alunos e visando também a comunidade local de cada escola, além de todas as demais atividades fundadas nos quatro eixos sobre os quais existe a Escola da Família.
A educação é um processo que vem se desenvolvendo ao longo dos séculos. É algo amplo e abrangente, que visa transmitir entre outras coisas, conhecimentos, valores, ideias e crenças. Nesse sentido pode-se dizer que a educação vai muito além da instituição escolar, ela permeia também outras instituições sociais como: a família, a igreja e o trabalho.
Nesse sentido, a educação é um processo social que se enquadra numa concepção particular de mundo, a qual, por sua vez, determina os fins a serem atingidos pelo ato educativo e esses fins refletem o espírito da época e as ideias coletivas dominantes; daí ser possível repetir como Durkheim que não é possível uma educação ideal, perfeita, homogênea e adequada a todos os homens em todos os tempos, porque esta só pode ser definida tendo em vista uma situação concreta de uma sociedade historicamente determinada (PORTO, p. 2, 1987).
A partir dessas premissas, entendemos que uma gestão democrática e participativa, conta com a participação efetiva de todas as instâncias colegiadas, Conselho Escolar, APMF, Grêmio Estudantil, Conselho de Classe, pais e alunos fortificando a criação de uma cultura da participação de todos (Libâneo, 2004), num processo de reflexão/ação/reflexão sobre a realidade.
Refletindo sobre o papel da escola pública sob a perspectiva da universalização, fortalecendo os segmentos para que estes exerçam a cidadania e a função do controle social e conquista de políticas públicas, num processo de tomada de decisão com o compromisso coletivo com e para o coletivo.
Com a aproximação entre comunidade/ professores/ escola, todos podem passar a ter maiores informações a respeito de quem são os alunos, suas famílias, sua cultura, sua vida cotidiana, o que em ultima instância favorece a organização do trabalho a ser desenvolvido em benefício dos alunos e da comunidade, criando entre outras coisas, uma atmosfera que fortaleça o desenvolvimento e a aprendizagem da criança nesses dois ambientes socializadores.
Sob essa perspectiva o PEF está buscando atuar cada vez mais engajado no sentido de propiciar espaços significativos de aprendizagem e de combate a evasão escolar, projeto do qual estamos todos imbuídos, visando trazer espaços de cultura e paz e consolidando a importância da interação família-escola, para o processo ensinoaprendizagem que contribui para a qualidade do ensino público
Nada mais errado.... Observamos que hoje, o contexto escolar tem se inserido cada vez mais cedo na vida das crianças. Por isso, é importante que família e escola atuem em parceria, onde seus papéis fiquem bem delimitados quanto à educação da criança.
Partindo dessa ideia, propõe-se uma reflexão sobre a relação família/escola dentro das diretrizes norteadoras do PEF. Na atualidade, o foco é que haja uma maior integração entre o Programa (PEF) e as atividades escolares desenvolvidas ao longo da semana, para que o final de semana seja uma continuidade da ação pedagógica escolar.
Nesse sentido, todos os gestores do PEF e a Coordenação Regional buscam efetivar as ações incluindo campanhas de letramento/ alfabetização dos alunos e visando também a comunidade local de cada escola, além de todas as demais atividades fundadas nos quatro eixos sobre os quais existe a Escola da Família.
A educação é um processo que vem se desenvolvendo ao longo dos séculos. É algo amplo e abrangente, que visa transmitir entre outras coisas, conhecimentos, valores, ideias e crenças. Nesse sentido pode-se dizer que a educação vai muito além da instituição escolar, ela permeia também outras instituições sociais como: a família, a igreja e o trabalho.
Nesse sentido, a educação é um processo social que se enquadra numa concepção particular de mundo, a qual, por sua vez, determina os fins a serem atingidos pelo ato educativo e esses fins refletem o espírito da época e as ideias coletivas dominantes; daí ser possível repetir como Durkheim que não é possível uma educação ideal, perfeita, homogênea e adequada a todos os homens em todos os tempos, porque esta só pode ser definida tendo em vista uma situação concreta de uma sociedade historicamente determinada (PORTO, p. 2, 1987).
A partir dessas premissas, entendemos que uma gestão democrática e participativa, conta com a participação efetiva de todas as instâncias colegiadas, Conselho Escolar, APMF, Grêmio Estudantil, Conselho de Classe, pais e alunos fortificando a criação de uma cultura da participação de todos (Libâneo, 2004), num processo de reflexão/ação/reflexão sobre a realidade.
Refletindo sobre o papel da escola pública sob a perspectiva da universalização, fortalecendo os segmentos para que estes exerçam a cidadania e a função do controle social e conquista de políticas públicas, num processo de tomada de decisão com o compromisso coletivo com e para o coletivo.
Com a aproximação entre comunidade/ professores/ escola, todos podem passar a ter maiores informações a respeito de quem são os alunos, suas famílias, sua cultura, sua vida cotidiana, o que em ultima instância favorece a organização do trabalho a ser desenvolvido em benefício dos alunos e da comunidade, criando entre outras coisas, uma atmosfera que fortaleça o desenvolvimento e a aprendizagem da criança nesses dois ambientes socializadores.
Sob essa perspectiva o PEF está buscando atuar cada vez mais engajado no sentido de propiciar espaços significativos de aprendizagem e de combate a evasão escolar, projeto do qual estamos todos imbuídos, visando trazer espaços de cultura e paz e consolidando a importância da interação família-escola, para o processo ensinoaprendizagem que contribui para a qualidade do ensino público